Amapá localiza-se na região norte da país. O extremo norte do Litoral brasileiro tem início onde termina o Rio Oiapoque, que separa o estado da Guiana Francesa.
O Amapá tem 24,2% de sua área protegida por lei, onde se encontram regiões de conservação ambiental e reservas indígenas.
Somente 1% de sua área de 143,453,7km² foi desmatada. Assim, a floresta de mata virgem, que ocupa 70% do território, conserva sua biodiversidade praticamente intacta.
Em 1995, foi criada o programa de desenvolvimento sustentável do Amapá.
Os investimentos Estrageiros
O estado encontra-se em situação de isolamento do resto do país, por conta dos sérios problemas de infra - estrutura nas áreas de energia, comunicação e transporte. Mas instituições francesas dada a proximidade com o estado, vêm investindo em financiamentos de projetos no Amapá. Os principais projetos desenvolvidos são a construção de pequenas Hidrelétricas(PCHs), programas de tratamento de água, controle da malaria na fronteira com o Brasil e intercambios culturais e tecnológicos.
Agropecuaria e Extrativismo
Na agricultura, a produção concentra-se no cultivo de mandioca, arroz e feijão e na fruti cultura. Na industria destacam-se o setor de alimentos sobretudo o pescado. Os principais produtos de exportação do Amapá são: arcos e estacas de madeira, palmito, camarão e castanha-do-pará.
O manganês que já foi a base da economia do estado perdeu parte de sua importância com o esgotamento das jazidas. Ainda assim o Amapá é o segundo produtor do mineral no país e o sexto de ouro - a mineração equivale a 12% da arrecadação estadual. A economia do estado porém esta centrada no extrativismo.
Muito bom estão de parabéns.
ResponderExcluirgostei...muito legal!!
ResponderExcluir